O seu hub de conexões com o Agro

Brics: Lula criticaBrics: Lula critica Otan e ‘instrumentalização’ da AIEA, em acenos a Rússia e IrãBrics: Lula critica

Tarifas adicionais serão aplicadas ‘sem exceção’; Brics condenou ações dos EUA neste domingo durante cúpula do bloco na ‘Declaração do Rio de Janeiro’

Brics: Lula critica Otan e ‘instrumentalização’ da AIEA, em acenos a Rússia e Irã

O presidente Donald Trump anunciou na noite deste domingo, 6, que os acordos tarifários feitos pelos Estados Unidos com diversos países serão divulgados a partir das 13h (horário de Brasília) desta segunda-feira, 7. O republicano disse ainda que países alinhados às “políticas antiamericanas do Brics” vão pagar uma tarifa adicional de 10%. Segundo ele, “não haverá exceções a esta regra”. As declarações foram feitas através da Truth Social.

A ameaça ao pagamento de uma taxa extra aos países de acordo aos ideais ‘anti-EUA’ dos Brics foi feita durante a cúpula do bloco, que ocorre esta semana no Rio de Janeiro.

Ameaça aos países que se aliarem aos ideais ‘anti-EUA’ dos BRICS foi feita durante cúpula do bloco, que ocorre nesta semana no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução/Truth/@realDonaldTrump

Mais cedo no domingo, os líderes do bloco publicaram a Declaração do Rio de Janeiro. Mesmo sem citar nominalmente os Estados Unidos, o texto faz referência ao país ao condenar ataques realizados contra o Irã e a Rússia, dois membros plenos do bloco.

O Brics expressou “séria preocupação” com os “ataques deliberados” contra as “infraestruturas civis”, mas não apenas as iranianas, como desejava Teerã, e também às “instalações nucleares pacíficas”.

A cúpula também condenou “os ataques contra pontes e infraestrutura ferroviária que visaram deliberadamente civis nas regiões de Bryansk, Kursk e Voronezh, na Federação Russa, em 31 de maio e 1.º e 5 de junho de 2025, resultando em várias vítimas civis, incluindo crianças”.

É a primeira vez que o Brics cita ataques específicos em território russo desde a invasão russa à Ucrânia, em 2022.

Fonte: Estadão agro

Veja mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *