O seu hub de conexões com o Agro

Brasil tem 2º maior índice de plantio de soja na história, diz AgRural

Paraná e Mato Grosso puxam avanço na safra 2025/26, mesmo com clima irregular

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

O plantio da safra de soja 2025/26 atingiu 9% da área estimada para o Brasil, até quinta-feira passada (2), em comparação com 3% uma semana antes e 4% um ano atrás, de acordo com levantamento da AgRural. O índice é o segundo mais alto para a data na série histórica da AgRural, iniciada na safra 2008/09, e é puxado pelo Paraná, que nunca plantou tão rápido como na atual temporada.

Apesar das chuvas mais escassas e das altas temperaturas da semana passada, Mato Grosso também registrou bom avanço no plantio, ainda que não tanto quanto o do Paraná, já que a umidade do solo ainda é irregular. “Como não há grandes volumes previstos para esta semana, porém, a semeadura mato-grossense poderá perder fôlego. Os produtores também temem problemas de germinação”, ponderou a AgRural.

Plantio de soja em MT chega a 15% da área prevista
A semeadura de soja da safra 2025/26 em Mato Grosso atingia, até a quinta-feira, 2 de outubro, 15,03% da área prevista, avanço de 9,06 pontos porcentuais em comparação com os 5,97% da área semeada na quinta-feira anterior. A informação é do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Em comparação com igual período da safra 2024/25, quando 2,09% da área do grão havia sido plantada, os trabalhos estão adiantados em 12,94 pontos porcentuais. Já em relação à média dos últimos cinco anos, de 6,10%, há adiantamento de 8,93 pontos porcentuais, apontam dados do Imea.

Fonte: https://agro.estadao

Veja mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *